REFINING GOLD

PARA QUE SERVEM AS PROVAÇÕES

“Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível…” (1 Pe 1:7)

 

Nem sempre entendemos a razão pela qual Deus permite que passemos por tribulações. Sem dúvida, a vida cristã seria muito mais fácil de ser vivida sem as lutas que muitas vezes angustiam nossa alma. Mas, para Pedro, as provações são um dos meios que Deus usa para demonstrar a autenticidade de nossa fé. Se cremos somente porque tudo vai bem, então nossa fé é superficial e pode até mesmo ser falsa. Ela precisa ser confirmada, ela precisa demonstrar o seu valor e isso ocorre quando ela é provada.

Certamente as provações nos trazem tristeza e perplexidade. No meio da fornalha, fica difícil perceber o propósito soberano de Deus para aquilo que estamos passando. Mas o próprio apóstolo Pedro nos lembra que, em contraste com a eternidade, essas provações são breves, passageiras. O que nos ajuda a passar por elas é a nossa convicção de que Deus está no controle e sabe o que está fazendo.

As provações servem para confirmar a nossa fé. Enquanto não passamos por lutas, não sabemos até onde nossa fé é genuína. São inúmeros os exemplos daqueles que, durante o ministério de Jesus, aclamaram-no como Messias para, logo depois, pedirem que o crucificassem. A fé superficial não tem raízes. As primeiras lutas mostram que ela não passa de uma imitação barata que se parte no primeiro e até mais leve impacto. As provações, por outro lado, fazem com que ela seja confirmada. Sendo genuína, a fé provada é aprovada.

As provações também servem para purificar a nossa fé. Como o ouro precisa do calor para se separar das impurezas, nossa fé precisa das tribulações para que ela se veja livre de tudo aquilo que não procede de Deus. Enquanto não passamos por provações, nossa fé é uma mistura de coisas boas e coisas ruins. Ela ainda é contaminada com nosso egoísmo, vaidade, orgulho e justiça própria. Na tribulação, contudo, essas impurezas são removidas e Deus é grandemente glorificado quando possuímos e demonstramos uma fé pura.

As provações servem ainda para demonstrar o valor de nossa fé. Um soldado que nunca esteve no campo de batalha pode ostentar sua teoria e habilidades aprendidas no treinamento, mas somente o soldado experiente traz consigo a credibilidade da coragem demonstrada na batalha. Quando passamos por tribulações, a nossa fé torna-se preciosa. Quando trazemos conosco as marcas de muitas batalhas, nossa fé é considerada de fato preciosa.

Através dessa fé provada, purificada e preciosa, nosso Senhor Jesus é grandemente glorificado e exaltado. A razão para isso é muito simples. Todo aquele que tem esse tipo de fé sabe e reconhece que nunca teria chegado à vitória se o Senhor não estivesse com ele e por ele.

Não devemos nos alegrar pelas tribulações em si, mas pelos benefícios que elas nos trazem.

Rev. Jorge Issao Noda

Deixe um comentário

Or


cinco − = 1