Counselling and Support

AMANDO O PRÓXIMO ATRAVÉS DO ACONSELHAMENTO

 

AMANDO O PRÓXIMO ATRAVÉS DO ACONSELHAMENTO

 

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria” (Cl 3:16).

Você já sentiu inseguro quando alguém lhe pediu um conselho? Talvez no mesmo instante você pensou: “Quem sou eu? Eu não tenho preparo como pastores ou psicólogos. Se eu falar alguma coisa, posso até prejudicar”. De fato, muitas vezes no sincero intuito de ajudar, pessoas têm dado conselhos equivocados e até perigosos. Ao mesmo tempo, nós sentimos o desejo de ajudar outros. Vemos ao nosso redor pessoas com todo tipo de problemas, desafios e inquietações. Sabemos que poderíamos fazer a diferença.

Paulo, em sua carta aos Colossenses,  deixa claro que ensinar e aconselhar é a responsabilidade de cada filho de Deus. Enquanto alguns, que  se dizem especialistas, afirmam que não temos o direito de fazer aventuras no aconselhamento e somente pessoas qualificadas podem fazer isso, Deus nos diz que essa é a tarefa de cada um de nós. Na verdade, não fazer é um ato de omissão, é um pecado que cometemos contra vidas preciosas que Deus colocou ao nosso redor.

Mas, com que autoridade podemos fazer isso? Certamente não com nossa sabedoria humana muitas vezes contaminada pelo pecado. Podemos ajudar outras através da autoridade da palavra de Cristo. Em Cristo, habita toda a plenitude da sabedoria e do conhecimento. Aquele que criou com o Pai todas as coisas, conhece o coração humano e sabe como restaurá-lo para uma vida de plena comunhão com Deus.

Por isso, se quisermos ajudar outras pessoas, a palavra de Cristo precisa habitar ricamente em nós. Em outras palavras, quanto mais intimidade temos com tudo aquilo que Cristo ensinou, quanto mais nós mesmos temos experimentado o poder de Cristo, melhor equipados estamos para ajudar outros com a sabedoria que recebemos do nosso Senhor.

Mergulhe na sabedoria de Cristo, separe tempos significativos para estudar seu ensino, busque intensamente experimentar o seu poder transformador e seja um instrumento nas mãos de Deus para compartilhar com outros aquilo que você mesmo recebeu. Depois de tudo, essa é uma forma de demonstrarmos o amor com que Cristo nos amou.

 

Jorge Noda.

Deixe um comentário

Or


oito × 7 =