REGRA ÁUREA

A REGRA ÁUREA

“Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc 6:31).

 

Nada parece ser mais complexo que o relacionamento entre as pessoas. Como tudo seria melhor se não existissem problemas relacionais! A vida seria mais tranquila, objetivos comuns seriam alcançados com maior facilidade e não haveria mais mágoas, ressentimentos e inimizades. Mas, desde que Adão e Eva caíram, o relacionamento humano bem sucedido é um alvo elevado,  difícil de ser atingido. Em todas as esferas da atividade humana, conflitos surgem pela dificuldade que as pessoas têm em se relacionarem bem.

O Senhor Jesus, profundo conhecedor da natureza humana, apresentou um  princípio fundamental para um bom relacionamento. Esse princípio ficou conhecido como “a Regra Áurea”, por sua importância e eficácia. O que deve reger nosso relacionamento com o nosso próximo? Faça para os outros o que você quer que as pessoas façam para você. Certamente essa regra tem suas exceções, mas, de forma geral ela é extremamente eficaz.

Você quer que as pessoas falem mal de você? Que o julguem precipitadamente? Que vejam sempre o pior e não o melhor? Você quer que as pessoas ao seu redor não se importem com você? Você quer que elas o maltratem e desprezem? Certamente, não.

Pelo contrário, você quer ser respeitado, compreendido, aceito. Quem não gosta de saber que alguém está orando por ele ou por ela? Você quer que as pessoas ao seu redor estejam prontas a ajudá-lo, apoiá-lo, encorajá-lo, não é verdade?

Então, antes de você sair por aí reclamando da vida, dizendo que ninguém se importa, procure fazer para os outros aquilo que você gostaria que fizessem para você. Tome a iniciativa. Esteja atento às oportunidades. E você descobrirá que pode ser um instrumento de bênçãos nas mãos de Deus. Você se sentirá tão útil e abençoado por abençoar outros, que não terá muito tempo para ficar reclamando com os seus botões. Você  estará atento às suas palavras e ações para só dizer e fazer aquilo que você gostaria que as pessoas dissessem e fizessem por você e, com isso, estará colocando em prática um princípio ensinado pelo próprio Senhor Jesus.

Jorge Issao Noda

Deixe um comentário

Or


dois × 9 =